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Análise do contexto mundial do mercado para o agro brasileiro, segundo as cinco Forças de Porter

17 maio 2021

Vamos analisar o contexto mundial do mercado para o agro brasileiro, segundo as 5 Forças de Porter, especificamente quanto à Ameaça de entrada de novos concorrentes (Ameaça de novos entrantes). Consideraremos a concorrência gerada por países produtores Africanos, financiados por capital Chinês. Características do agro brasileiro: Disponibilidade de terra agriculturável/arável: 260 milhões de hectares Clima: graças à sua localização geográfica, o clima (temperatura e umidade relativa do ar) é favorável ao cultivo Disponibilidade de água para irrigação em vários biomas: o Brasil tem 12% da água doce do mundo Tecnologia para agricultura tropical: o Brasil desenvolveu tecnologia agropecuária adequada aos trópicos, graças à Embrapa e parceiros. Financiamento: Os Custos Administrativos e Tributários do crédito rural são considerados altos, por especialistas do Valor Econômico Custos Logísticos: O custo logístico para exportação de uma tonelada de Soja, para seu principal comprador (China) é aproximadamente, 12% do valor pago pelo cliente! Preço da tonelada da Soja (FOB): US$ 480,00 Custo de Transporte da tonelada: US$ 70,00 (Média entre os vários portos brasileiros, aproximadamente. Cálculos baseados nessa matéria do Valor Econômico) Gestão da produção: Após visitarmos produtores nacionais de várias culturas (cana, soja, milho, feijão e mamão) e cujas propriedades têm área de até 10.000 hectares, constatamos que: A gestão da produção (binômio mão de obra – máquina) é realizada segundo conceitos que datam do início do século passado, preconizados Frederick Taylor e Henry Ford, O foco na melhoria de processos é incipiente. Apesar de uma excelente gestão de indicadores de resultados, há pouca ou nenhuma gestão de indicadores de processo Características da parceria África + China: Disponibilidade de terra agriculturável/arável: Segundo o Banco Mundial, em 2016 a África possuía 400 milhões de hectares agricultáveis Clima: A posição geográfica da área agricultável africana proporciona o mesmo clima (temperatura e umidade relativa do ar) favorável ao cultivo das principais commodities agrícolas brasileiras Solo: O solo africano – em sua região agricultável – é muito semelhante ao do Brasil, dado que os continentes Americano e Africano foram “um só”, há milhões de anos. Disponibilidade de água: Área agricultável tem precipitações médias de 800 mm a 1.200 mm por ano Tecnologia para agricultura tropical: a tecnologia desenvolvida pelo Brasil foi e é vendida para grandes players do mercado agrícola, ou seja, não é mais um diferencial competitivo Financiamento: A China tem o segundo maior PIB do mundo, com previsão de ultrapassar os EUA, até o final desta década. Juntamente com o poder econômico, a China possui uma “vocação” para as obras de infraestrutura, necessárias ao continente Africano Custos Logísticos: A exportação de produtos para a China, a partir de portos localizados na costa oriental da África, reduziria drasticamente os custos com logística. Como resultado dessa nova concorrência, haveria: Aumento da oferta mundial o que levaria à queda de preços das commodities agrícolas, Diminuição dos volumes de commodities brasileiras exportados para a China. E como nossos Produtores Rurais podem se preparar? Nesse cenário, venderíamos quantidades menores e a preços reduzidos. Sendo assim, a manutenção da rentabilidade passará, forçosamente, pelo aumento da produtividade “da porteira para dentro”. Não nos referimos à produtividade medida em sacas por hectare, mas sim àquela medida em hectares plantados por hora, por exemplo. E o Lean Thinking é a solução ideal para essa situação: Diferentemente de outras metodologias de melhoria de processos, a implantação do Lean requer baixíssimos investimentos iniciais, não requer a compra de equipamentos e sistemas sofistcados e já proporciona resultados significativos nos primeiros meses (3~5 meses) do processo de implantação. A implantação do Lean Thinking apresenta custo benefício extremamente favorável e tem resultados comprovados no Agro. Fonte: Do Lado da Comunicação