Notícias

COOPERCITRUS E NORTOX LANÇAM PROJETO OLHO D’ÁGUA NESTA SEXTA-FEIRA

22 novembro 2019

Através de uma parceria entre a Coopercitrus e a Nortox, será lançado no próximo dia 22, em Bebedouro (SP), o Projeto Olho D’Água. Com dez anos de existência no Paraná, o projeto já restaurou mais de 870 minas e nascentes e já recebeu vários prêmios. Desde 2014, está presente também no estado de Goiás. O lançamento será, às 14 horas, na Fundação Credicitrus (antiga Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, localizada na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 384). O evento deverá reunir diretores da Coopercitrus e da Nortox, produtores rurais, lideranças municipais, representantes de entidades ligadas ao agronegócio, órgãos ambientais e outros segmentos. “Trata-se de um momento importante na história da Coopercitrus, que tem como uma de suas marcas principais a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das famílias que vivem no campo”, afirma Marcelo Henrique Bassi, superintendente do Departamento de Tecnologia Agrícola Coopercitrus. Ele cita como exemplo de compromisso da Coopercitrus com a sustentabilidade o Dia Nacional do Campo Limpo, que tem como objetivo o recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos. A responsabilidade socioambiental está presente na missão, na visão e nos valores da Coopercitrus.

Já a Nortox vê na expansão do Projeto Olho D’Água a oportunidade de estender para inúmeras famílias de produtores rurais do Estado de São Paulo os benefícios de uma ação ambiental que já se tornou referência. “O projeto nasceu em 2009 no Paraná, através de uma parceria nossa com a Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari, a Cocari, e deu tão certo que não parou mais. Expandimos para diversos municípios do estado do Paraná, depois para o estado de Goiás e agora vamos levar o projeto para outros estados com essa parceria com a Coopercitrus”, afirma Guilherme Acquarole, Gerente Nacional de Marketing da Nortox.

Até o final de outubro, eram 874 minas restauradas nos 18 municípios que compõem a base da Cocari no Paraná e em outros quatro municípios de Goiás, totalizando 802 famílias beneficiadas.

Maior fabricante nacional de agroquímicos e atuando também nos segmentos de nutrição vegetal, sementes híbridas de milho e sorgo, a Nortox concentra a experiência de 65 anos no mercado não só para desenvolver produtos que fazem dela referência no setor, mas também, programas socioambientais reconhecidos e premiados. A empresa conta hoje com três unidades industriais no Brasil, sendo a matriz em Arapongas/PR e outras duas plantas industriais em Rondonópolis/MT e Serrana/SP, além de estar presente com representantes de vendas em todos os estados da federação, gerando diretamente em torno de 650 vagas de trabalho. Em 2017, a empresa iniciou sua expansão para o mercado internacional, estando já em atividade no Paraguai e Chile e com expansão nos próximos anos para outros países da América Latina.

A Coopercitrus foi fundada no dia 14 de maio de 1976, em Bebedouro, SP. Ela nasceu da fusão das cooperativas Capdo e Capezobe. Hoje, denominada Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, é considerada uma das maiores cooperativas do Brasil e a maior do Estado de São Paulo na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. Com mais de 60 filiais, apoio técnico e estruturas para o atendimento das mais diversas culturas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a cooperativa conta com uma carteira de associados de mais de 35 mil agropecuaristas, além do apoio de mais de milhares de colaboradores.

Saiba mais sobre o funcionamento do Projeto

Pela parceria, a Nortox cede um veículo zero km em comodato, utilizado para o desenvolvimento do Projeto Olho D’Água, além de repassar os recursos para a remuneração do técnico restaurador de minas, capacitação do restaurador e material informativo. A Coopercitrus se encarrega de cadastrar e recuperar as minas e nascentes. O projeto prevê a participação do produtor, ou de alguém designado por ele, para atuar no apoio durante o trabalho de restauração. Assim se garante o aprendizado e a disseminação das práticas conservacionistas.

A preservação através do projeto obedece a um passo a passo que, embora seja simples, alcançou resultados que fizeram o Projeto Olho D’Água receber, desde 2014, o selo de certificação do Instituto Ambiental Chico Mendes. Também, em 2014, o Olho D’Água ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável, na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O prêmio foi lançado em 2004, por meio de uma parceria entre o Sistema OCB e a revista Globo Rural. O Projeto também foi escolhido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) como referência na publicação “Gestão Sustentável da Agricultura”.

Lançamento do Projeto Olho D’Água em Bebedouro/SP

DATA: 22/11/2019

HORÁRIO: 14 horas

LOCAL: Fundação Credicitrus (antiga Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro – Rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 384)

MAIS INFORMAÇÕES:

Elaine Dias: (17) 99163-2363 – Assessoria de Comunicação/Coopercitrus

Vanderlei de Souza: (43) 98823-0324 – Assessoria de Comunicação/Nortox