Notícia
FRANGO ABATIDO: COMPORTAMENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019
2 julho 2019Pois então, a despeito da explosão de preços decorrente do desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, o preço médio do produto – R$3,08/kg – ficou não só aquém da média do primeiro semestre de 2017 (redução de quase 10%), como também correspondeu ao menor valor registrado em seis anos. Até nominalmente, diga-se de passagem.
Em 2019 o frango abatido completa a primeira metade do ano alcançando (resultado preliminar) preço médio de R$4,19/kg, valor 36% superior ao do primeiro semestre de 2018 e, pelo menos nominalmente, com a melhor remuneração obtida pelo setor em todos os tempos, tanto no primeiro como no segundo semestre.
Não escapa, porém, que o semestre está sendo encerrado em condições inferiores às observadas nos dois meses anteriores. Ou seja: o preço médio de junho corrente é o menor do segundo trimestre de 2019.
Como, em meses anteriores, a alta de preços do produto foi reputada ao aumento das exportações de carne de frango, fica a indagação: as exportações estão caindo? Não parece ser o caso, até pelo contrário.
À primeira vista, está havendo aumento da produção – sem que o poder aquisitivo do consumidor evolua na mesma proporção. Mas essa realidade deste momento só será efetivamente conhecida quando forem divulgados os números de produção do segundo trimestre.
Fonte: AviSite