Notícias

SAFRA GLOBAL DE AÇÚCAR 2019/20: DÉFICIT É CERTO, MAS NÃO GARANTE RECUPERAÇÃO DOS PREÇOS

1 outubro 2019

Não há quem discorde de que a safra global de açúcar 2019/20 (outubro a setembro) será deficitária. Nenhum número positivo para o balanço da temporada foi apontado pelas 18 empresas e consultorias especializadas que fazem parte do mais recente levantamento do novaCana sobre o tema.

O ponto é: qual será o tamanho deste déficit? Mesmo com o Brasil mantendo o pé no freio na produção de açúcar – especialmente por conta da valorização do etanol – existem outros países que são peças importantes no jogo, como China, Índia e Tailândia. Assim, especificidades locais serão determinantes para a produção global da commodity e, consequentemente, para os preços.

Inclusive, mantendo a tendência de preços baixos, o mercado ainda não dá sinais claros de que haverá uma recuperação ao longo de 2019/20.

Na sondagem anterior feita pelo novaCana para a temporada, em maio, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) foi a única entidade a apontar uma perspectiva de superávit – com 6,8 milhões de toneladas –, enquanto as outras 12 trouxeram projeções de déficit, variando de 200 mil a 10,2 milhões de toneladas.

No mais recente levantamento, concluído ontem (25), 18 companhias cravaram que haverá déficit na relação entre a produção e a demanda. Ele varia de 1 milhão – visto pela Bunge e pela FG/A –, a 7,75 milhões de toneladas – conforme projetado pela Tropical Research Services (TRS).

Na média das análises, o déficit seria de 4,48 milhões de toneladas, acima das 3,06 milhões de toneladas da sondagem anterior.

Fonte: Nova Cana